Vou contar algumas histórias, uma aconteceu comigo, e outras chegaram até mim.
Em 2019, fechei um pacote de viagem, por R$ 4.000,00.
E isso para ficar 1 mês em outro país, com hospedagem incluída.
Parece bom demais para ser verdade não é mesmo?
Pois é. Quando fui marcar a data de viagem, pararam de me responder.
Descobri, em seguida, que a empresa havia falido, e que já estava com diversos processos e até com notícias sendo veiculadas em grandes jornais sobre a inadimplência com os clientes.
Ok, guarde essa informação.
Tenho um cliente que começou um tratamento odontológico que demoraria pelo menos 2 anos, por R$ 7.000,00.
Parece bom demais para ser verdade não é mesmo?
Pois é.
Passado um ano do tratamento normal, a clínica parou de responder.
Quando respondia, faziam as marcações de consultas, mas, frequentemente, cancelavam e reagendavam para meses depois.
Até que, simplesmente, parou de fazer agendamentos, e faliu. Hoje sofre dezenas de processos na justiça.
Também guarde essa informação.
Recentemente, uma cliente veio me contar sobre um caso de um amigo dela, e me perguntou: “Quanto tempo um advogado demora para responder o cliente?”
Eu disse: depende. Esse tipo de informação tem que constar no contrato de prestação de serviços advocatícios.
E ela respondeu: não tem essa informação. E me mandou a cópia do contrato.
Quando bati o olho, me surpreendi, pois o advogado havia cobrado o valor irrisório de R$ 4.000,00 para assumir o processo TODO, que, hoje em dia, já dura 2 anos e ainda está em andamento.
Aí eu te pergunto: por que você acha que esse advogado parou de responder?
O que essas 3 histórias têm em comum? Você vai descobrir já!
Será que o advogado do amigo dessa minha cliente simplesmente “não quer responder?”
Ou será que ele assumiu diversos processos baratos e agora não consegue mais dar conta de tudo, além de estar sem caixa para contratar pessoas que possam fazer o trabalho por ele?
Será que ele é arrogante, ou está quebrando?
Será que ele não gosta da cliente, ou simplesmente o dinheiro que você pagou para ele já acabou e ele não tem tempo de atender ela?
Será que a clínica odontológica parou de agendar por que são “preguiçosos” ou por que eles não têm mais dinheiro para contratar dentistas?
Será que a agência de viagens parou de me responder por que não “gostam de mim” ou por que venderam viagens sem ter o caixa pra bancar a hospedagem no outro país?
E eu continuo a pergunta.
Tem como fazer uma viagem de 1 mês para outro país, com hospedagem inclusa, por R$ 4.000,00?
Tem como fazer um tratamento odontológico de pelo menos 2 anos por R$ 7.000,00?
Tem como fazer um processo de divórcio litigioso que vai demorar pelo menos 2 anos, por R$ 4.000,00?
Tem como comer uma coxinha de 2 reais e não ficar com gases?
Tem como comer um hambúrguer de 10 reais e não sentir que está comendo plástico?
Estou te perguntando, para que você responda como o prestador do serviço (a agência, o dentista, o advogado).
É razoável a quantia? Ela vai pagar todos os funcionários envolvidos no serviço?
Vai pagar a remuneração que se estende pelo tempo?
Vai pagar a disponibilização de alguém para te atender?
Vai pagar a qualidade do que se propõe?
Pois é. Se te PARECE que não vai, então é por que provavelmente NÃO VAI.
Antes de contratar alguém, não verifique só o preço.
Pode ser uma armadilha. Pode ser que estejam querendo te fisgar.
Querem só o seu dinheiro, mas na hora de entregar, a conta não vai fechar.
E quem vai se dar mal? Você.
A solução? Ter bom senso. Ser realista. Imaginar se aquilo que estão te vendendo é razoável, se faz sentido.
Se não fizer, caia fora.