Muitas pessoas têm receio de contratar um advogado por acreditarem que é um gasto desnecessário e que podem resolver seus problemas sozinhos.
No entanto, contratar um advogado pode ser um investimento valioso a longo prazo, pois pode evitar prejuízos financeiros e emocionais no futuro.
Na verdade, quase sempre, o valor que você vai pagar o advogado é bem menor do que o possível prejuízo que você pode ter futuramente.
Vamos ver alguns exemplos em que contratar um advogado pode te livrar de problemas gravíssimos e caros?
1. Aquisição de Imóveis
Antes de adquirir um imóvel, é muito importante contar com a assessoria de um advogado.
Primeiro, para realizar pesquisas e verificar se não existem processos ou dívidas que envolvam o bem, além de eventuais irregularidades na matrícula do imóvel.
E em segundo lugar, para fazer a análise do contrato de compra e venda, verificando que se existe alguma cláusula abusiva ou que possa te prejudicar futuramente.
Quando estamos falando de imóveis, os valores são sempre consideráveis.
E qualquer erro pode te custar muito caro.
2. Divórcio
Quando um casal se separa, é comum que as emoções estejam acirradas e a comunicação seja difícil.
Em um divórcio, é comum ficar sem saber o que fazer ou como agir.
Esse desamparo não acontece para quem contrata um advogado de qualidade, pois, mesmo que a situação fique difícil, o advogado garante um norte e um caminho para seu cliente.
E em momentos como esse, é muito importante garantir sua paz de espírito para manter a continuidade da vida e não tomar decisões impensadas que podem te custar caro.
3. Guarda dos filhos
Disputas de guarda dos filhos podem ser muito estressantes e emocionalmente desgastantes, especialmente para as crianças envolvidas.
Um advogado pode ajudar a criar um acordo de guarda personalizado, que seja adequado para todas as partes envolvidas, minimizando a tensão e o conflito que podem surgir nesses casos.
Além disso, se não houver acordo quanto à guarda, o advogado fica responsável por orientar o cliente a comprovar a incapacidade do outro genitor em cuidar da criança de maneira adequada.
4. Inventário
Quando alguém falece e deixa bens, é necessária a abertura de um processo de inventário, para dividir os bens entre os herdeiros.
O processo de inventário normalmente é longo e tedioso, mas, com a ajuda de um advogado capacitado, o processo pode ser acelerado, garantindo que tudo seja feito corretamente e dentro do prazo.
Na verdade, o inventário acaba sendo demorado porque a pessoa que faleceu não deixou testamento.
Porém, quando a pessoa faz o testamento, o processo de inventário é muito mais curto, porque os herdeiros já foram definidos, juntamente com suas respectivas porcentagens.
Portanto, é importante contratar um advogado e fazer seu testamento, para que seus parentes não torrem toda a grana em disputas judiciais pelos seus bens.
E aí, entendeu agora o porquê é importante a assessoria de um bom advogado?